O voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos.

 

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.

 

Sua atuação tem como foco a promoção do Voluntariado Ambiental e Educativo, reconhecendo e divulgando experiências exemplares. Para tal, produz conteúdos que visam à melhoria da qualidade, à autonomia e à relevância socioeducativa dos projetos realizados, e trabalha pelo fortalecimento da cultura do voluntariado para a sociedade em geral.

 

O que o Ambientabilidade se propõe a fazer:

  • Consolidar a cultura do Voluntariado Ambiental e Educativo;
  • Contribuir para o desenvolvimento de projetos de Voluntariado Ambiental e Educativo, fornecendo informações e materiais de apoio para aprimorar projetos de ações ambientais;
  • Divulgar experiências de Voluntariado Ambiental e Educativo: em materiais institucionais, eletrônicos e impressos;
  • Indicar a participação em eventos, feiras e congressos nacionais e internacionais;
  • Divulgar os projetos ambientais e educacionais no portal do Ambientabilidade e nas mídias parceiras.